A constituição de 1988 no seu Art. 196 prevê que a saúde pública é um direito do cidadão e dever do Estado, por meio de políticas públicas e econômicas reduzir o risco de doenças, seus agravos, tendo seu acesso Universal e igualitário, gratuito com ações que trazem a promoção, proteção e recuperação.
Os princípios básicos do SUS são: Universalização, Integralidade, Equidade, Descentralização, Participação Social e a Regionalização, Hierarquização. Estes princípios garantem a forma de organização, priorização no atendimento e o gerenciamento.
O SUS foi uma construção de vários segmentos sociais, construção essa durou décadas e foi construído por meio de conferências municipais, estaduais e federais de saúde.
O Financiamento dos serviços é feito pelas três esferas governamentais: União, Estados e Municípios, geralmente é gerenciada pela gestão municipal onde as ações são programadas e organizadas por meio das Secretarias municipais de saúde.
A participação popular é uma das formas mais importantes na construção da Saúde pública no nosso Brasil.
A população deve estar atenta e participativa nas decisões e organizações da política pública do município, só assim podemos cobrar melhorias para a saúde pública da nossa cidade.
A valorização profissional, é um dos fatores importantes para o bom funcionamento dos serviços de saúde oferecidos na nossa cidade, desde a Unidade Básica de Saúde( Postinho), os centros de especialidades, exames até a rede hospitar.
Bons espaços físicos dos Postos de Saúde, Pronto Atendimentos, Pronto Socorro, Hospitais, com boas condições estruturais, com materiais e insumos necessários para o atendimento, leitos de UTI e hospitalares suficientes e com condições dignas para atender a população. Ter Medicamentos necessarios nas farmácias locais, distritais e Municipal, priorizar todos os programas dos Postos de saúde desde a gestante até o idoso.
A Priorização da vacinação e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Temos um dos melhores sistemas de saúde do mundo, o problema maior está na burocratização dos serviços, a péssima gestão e a corrupção.
Nós podemos mudar esta realidade, com a União de esforços, colocando pessoas que conheçam, estão preocupadas e preparadas para transformar essa realidade.
Fonte: Ministério da saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário