terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Incentivo não é 14° Salário

      A Administração Municipal informa os agentes comunitários de saúde que o décimo quarto salário, àqueles que têm direito, deve ser depositado entre hoje (14) e amanhã (15) e portanto, deve estar na conta dos ACSs até esta sexta-feira (17), no mais tardar. “Foi necessário realizar 228 cálculos, uma vez que houve exonerações e ingressos, e o depósito é manual, por isso mais demorado”, explica a supervisora de Saúde Pública, Liziane Matté. Ela alerta os agentes que não tiverem o dinheiro na conta até sexta para que procurem a Secretaria de Administração (SMA), porque nestes casos deve ter havido algum problema com a conta.

         A Secretaria Municipal de Saúde diz que, dos 137 agentes comunitários, têm direito ao incentivo os 128 que já integravam o quadro até 31 de dezembro de 2011. O incentivo foi criado em 2003, pelo governo do Estado, como forma de premiar os ACS, profissionais que, durante todo o ano, visitam as famílias e as orientam sobre os cuidados básicos de saúde. A lei autoriza o repasse proporcional ao tempo trabalhado. O pagamento será feito em folha suplementar.

         A secretária de Saúde, Arita Bergamnn, diz que a Administração é consciente da importância destes profissionais, que funcionam como um elo de ligação do governo municipal com a comunidade, e procura valorizá-los. A expectativa da SMS é aumentar para 175 agentes ainda este ano, com a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF), que já teve aprovação da Comissão Intergestores Bipartite/RS.   

         Agente comunitário de saúde desde junho de 2011, no Cerrito Alegre, 3º Distrito de Pelotas, Mateus Coimbra diz que a função é muito gratificante, porque tem o reconhecimento da comunidade da zona rural. “Eu sou como o ‘bixo’ da turma, o novato na equipe do posto do Cerrito, que foi muito receptiva. Além disso, a coordenação é bastante ativa e atenta às nossas necessidades. Tem sido uma experiência muito boa”, conta o jovem de 21 anos. 

         Mateus Coimbra trabalhava no comércio, em Pelotas, e ouvia relatos de uma amiga sua, que é agente comunitária de saúde no Turuçu. “Ela me contava muitas histórias sobre o dia a dia, o trabalho com a comunidade, e foi despertando minha curiosidade. Então minha cunhada, que está sempre alerta nos concursos, me disse que tinha aberto o processo seletivo para agente comunitário, em Pelotas. Me candidatei e deu tudo certo, agora estou aqui, e o melhor é que minhas expectativas não foram frustradas”, comenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário