quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

São Sebastião - Ações de prevenção marcam o Dia Mundial do Câncer na cidade


Litoral Norte - Em comemoração ao Dia Mundial do Câncer, celebrado anualmente em 4 de fevereiro, a Secretaria da Saúde de São Sebastião (Sesau), através do programa da Estratégia Saúde da Família, realizou entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, ações de conscientização sobre cuidados para a prevenção do câncer de pele.

Neste último dia de atividade, o ESF de Barequeçaba organizou um mutirão na praia que percorreu a orla com orientações sobre prevenção do câncer de pele e cuidados para evitar o problema. Ao mesmo tempo, os agentes comunitários de saúde (ACS) também levaram orientação durante as visitas domiciliares.

Só na praia cerca de 40 pessoas foram abordadas pelos seis agentes com  excelente receptividade. A turista Evelin Silva, de férias com amigos, achou a ação muito importante e lembrou que “muitas pessoas negligenciam pequenas atitudes e cuidados que poderiam evitar problemas sérios de saúde. É bom poder ser lembrado principalmente em um momento de descontração como um passeio na praia”, afirmou.
Outras ações
O Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, da Topolândia, região central, realizou ações de orientação e reuniu três grupos com cerca de 15 pessoas cada, todos usuários da unidade, para distribuir panfletos educativos, dar orientações e até tirar dúvidas sobre câncer de pele.

O ESF do Pontal da Cruz, tanto na unidade, quanto nas visitas domiciliares, também realizou um trabalho especial com foco no tema em todos os atendimentos – que só neste dia 3 de fevereiro ocorreu em 42 consultas. Houve, inclusive, o levantamento de um caso suspeito, já encaminhado para atendimento específico.

O câncer de pele foi escolhido para estas atividades em função da época do ano, pois é no verão que as pessoas costumam se expor mais ao sol e por muito mais tempo que o habitual. Muitas vezes, não há a proteção adequada da pele, principalmente no litoral.

A data

O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005, é lembrado por diversos países e no Brasil a iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), instituição parceira da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).

O câncer é a principal causa de morte em todo o mundo e provocou 7,6 milhões de mortes em 2008. Apesar disso, estima-se que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas com mais prevenção, detecção precoce e com os tratamentos existentes. O câncer de pele é uma doença frequente, sendo o mais incidente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário